Notícias
Galerias de Imagens
Turismo
Historial
Artesanato
Gastronomia
Caracterização
Localização
Livro de Visitas
Órgãos Autárquicos
Obras Realizadas
Heráldica
Informação ao Cidadão
Contactos

A Serra de Bornes, pela imponência, domina a paisagem e é o principal atractivo turístico da freguesia homónima. Esta elevação atinge no ponto mais alto os 1200 metros de altitude, tendo 621 metros de proeminência topográfica. Com estas características, é um local de eleição para a prática de desportos aéreos, como o parapente e asa-delta.

A biodiversidade é outro factor que torna a Serra de Bornes numa das mais importantes da região transmontana, dada a riqueza em termos de flora e de fauna. Javali, corço e veado são algumas das espécies que ainda habitam esta zona, o que atrai um outro grupo de turistas: os caçadores, que demandam as coutadas da Zona de Caça Turística da Serra de Bornes.

Uma outra riqueza da Serra de Bornes é a nível da energia eólica. Dispersos pela serrania será instalado o total de 24 aerogeradores, implantados por terrenos de várias freguesias dos concelhos de Macedo de Cavaleiros e de Alfândega da Fé. O parque eólico de Bornes terá, quando completo, uma potência instalada de 60MW, três vezes o consumido nos concelhos referidos.


Alojamento

Os turistas que queiram apreciar com tempo a beleza da serra que partilha o nome com a freguesia ou que desejem frequentar a praia do Azibo têm Bornes como opção para pernoitar.

A Casa da Praça de Bornes é uma unidade de turismo no espaço rural com sete quartos (seis com cama de casal e um com camas duplas), todos com quarto-de-banho e aquecimento central. O edifício, acrescente-se como pormenor, data do século XIX.

Mais pequena e da mesma proprietária é a Casa Ana Canedo. São três os quartos à disposição de quem visita a freguesia, todos de casal e com quarto-de-banho e aquecimento central.

A Casa Pimentel é outra unidade de turismo rural, situando-se numa propriedade com 30 mil metros quadrados. É uma residência burguesa que teve a penúltima remodelação em 1842. A última foi para transformar o equipamento capaz de proporcionar nove quartos, divididos por duas casas. Um pormenor de realce é a existência de uma sala de piano.

Casa da Praça de Bornes
Casa Ana Canedo
Telemóvel: 916 022 640
E-mail: ana.canedo@netc.pt

Casa Pimentel
Telemóvel: 918 754 180
E-mail: casapimentel@mail.pt


Albufeira do Azibo

É uma zona de elevado interesse turístico e ambiental, perto de Bornes, onde pode encontrar um cais acostável, um parque de merendas e um parque na natureza.

Esta área tem excelentes condições para a prática de diversos desportos náuticos condicionados, dado ser uma Área de Paisagem Protegida, bem como para outras actividades relacionadas com a natureza, como por exemplo a observação de aves que poderá consultar em Azibo.


[ + | - ] Enérgica